Um bom começo é a metade*

O início deste blog está bastante perto do princípio da minha empreitada como tradutora. Ao mesmo tempo, estou já distante alguns passos desse começo  e é por isso que inauguro esse espaço. Já fiz uma pequena, porém boa, caminhada e, hoje, posso falar um pouco sobre a profissão da perspectiva de uma pós-iniciante. Ou seja, uma pessoa em começo de carreira que já pode compartilhar suas experiências iniciais na área.

Dirijo-me aqui especialmente a estudantes de tradução, recém-formados ou recém-iniciados na área que queiram saber um pouco mais sobre o que acontece quando ingressamos, pela primeira vez, no mundo tradutório. Compartilhar as dificuldades e também prazeres, as descobertas, tombos e acertos do começo. Como, aos poucos, vamos nos consolidando na profissão e conquistando nosso espaço. Também gostaria de receber visitas dos já consagrados na área, a fim de mostrar a quantas andam os novatos e receber os sempre valiosos comentários dos mais experientes.

Lembro que, ainda na faculdade, quando passei a conhecer alguns blogs, comunidades e listas de tradutores (falarei deles ainda), tudo me pareceu muitas vezes distante e por demais grandioso. Quero poder encurtar essa distância e mostrar que sim, existem empecilhos e transtornos no início e, para superá-los, há de se ter disciplina e muita perseverança. Porém, nada do que os tradutores muito experientes nos colocam em seus blogs e afins é impossível de se alcançar. Pelo contrário, com a ajuda e boa vontade deles em nos passar seus conhecimentos, o começo pode ser muito mais fácil.

Tenho muitos projetos e idéias bacanas para o blog. Aos poucos, espero colocá-los em prática. Ficam aqui as minhas boas-vindas e a esperança de que possam aproveitar esse espaço tanto quanto eu!

*Aristóteles

Anúncios

Tags:, , , ,

11 responses to “Um bom começo é a metade*”

  1. Petê Rissatti says :

    Que bacana, Lorena, esse espaço. Parabéns pela iniciativa e lembre-se sempre de perseverar aqui. Aposto que muita gente vai curtir. Beijo grande!

    • Lorena Leandro says :

      Petê, já agradeci, mas agora o faço publicamente: obrigada pelo seu apoio! It means a lot 🙂

  2. Savio says :

    Parabéns pela iniciativa. Faço parte do público alvo do seu blog, me formei em tradução e interpretação em dezembro, mas não decolei na carreira. Tenho lido bastante mas ainda não sei por onde começar e vejo esse mundo grandioso ainda como difícil de alcançar. Enfim, como forma de me preparar e me sentir mais seguro, farei intercâmbio e quem sabe não surgem oportunidades? O mundo é uma caixinha de surpresas.

    • Lorena Leandro says :

      Savio, seja muito bem-vindo! Ficar perdido no começo é mais do que normal. Aos poucos vou contando a minha trajetória e acho que você vai se identificar. Intercâmbio vai ser muito bom, aposte nisso sim, pois é uma porta importante que se abre. Você disse tudo: o mundo é, de fato, uma caixinha de surpresas 🙂

  3. denise bottmann says :

    sucesso, ao principiante!

  4. Heitor says :

    Boa, Lorena!
    Tenho certeza de que você tem muito a oferecer com a criação deste espaço! Boa sorte!

  5. Martha Gouveia da Cruz says :

    Parabéns, Lorena!

    Muito bacana esta sua iniciativa. Tenho certeza de que o sucesso será grande.

    O bem que vc fará aos iniciantes, ao mundo tradutório e, por consequência, à nossa língua, será muito grande.

    Grande abraço!

    • Lorena Leandro says :

      Martha, suas palavras são importantíssimas para mim, pois a tenho como exemplo e gosto muito de você! Muito obrigada, de coração! Beijos!

Trackbacks / Pingbacks

  1. 1 ano do Ao Principiante!!! « Ao Principiante - 29/07/2011

Contribua para a discussão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: