#Links do Mês – setembro

Quando estamos fazendo um trabalho de pesquisa para uma tradução, não é raro encontrar sites e blogs que não são exatamente relacionados àquilo que procuramos. Muitos deles revelam-se interessantes para pesquisas futuras e merecem ser guardados. Outros, inclusive, acabam virando favoritos (nem sempre pela possibilidade de pesquisa, mas muitas vezes por nosso interesse pessoal no conteúdo). Seguem abaixo alguns dos links que me conquistaram e que, entre outros, considero dignos de serem compartilhados como links de SETEMBRO:


The United States and Brazil: Expanding Frontiers, Comparing Cultures: fazendo pesquisas em inglês sobre os 50 anos de Brasília para a versão de um texto, topei com essa pérola da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil. Aqui dá para saber sobre a interação e relação entre os dois países (em textos bilíngües) e ter acesso a diversos arquivos digitais, como mapas, livros, fotografias e gravuras. E ainda descobri, aqui, as outras parcerias da Biblioteca do Congresso. Maneira gostosa de pesquisar, aperfeiçoar a língua estrangeira e ler sobre história.


The Online Chat Reference: além de ser divertido ver os inúmeros exemplos de códigos e abreviações usados na internet em chats e redes sociais (o que também pode ser útil para algum trabalho de tradução/versão), o site é de utilidade para os pais, que podem verificar, no Parent’s Check List, siglas e abreviações que indiquem conteúdo perigoso falado e compartilhado pelos filhos. Muito bacana.


Alcwin.org: nas minhas infinitas buscas por glossários, acabei encontrado o Alcwin e gostei! Nele achei dicionários muito interessantes, como o Planet Dictionary. Nas boas-vindas, eles dizem “oferecer conselhos práticos e informações para a vida cotidiana”. De fato, tem até uma parte de receitas, onde ainda não tive coragem de me aventurar. Muitas partes do site são destinadas a crianças, o que não quer dizer que não podemos nos beneficiar, certo?


How Stuff Works?: o site tem uma versão em inglês e outra em português, o que por si só já é bem útil para algumas pesquisas comparativas. Mas não é só isso: a quantidade de informações e curiosidades a respeito de todos os tipos de assunto é que torna o How Stuff Works? (“Como tudo funciona”, na versão brasileira) um site viciante, daqueles que a gente demora horas para sair.


Dicionário Invertebrado:151. Vice-versa. César Miranda: ‘o vice-versa é o fim das exceções (e vice-versa)'”. O que esse dicionário não tem de metódico, tem de formidável. As definições são de tudo um pouco: improváveis, engraçadas, verdadeiras (ainda que não convencionais), inusitadas… Uma leitura deliciosa, só não sei como fui parar nela!


Garden of Praise: Não lembro exatamente o que procurava quando me deparei com o Garden of Praise, criado por Patsy Stevens, professora americana com 35 anos de experiência. Provavelmente recursos para minhas aulas, quando lecionava à noite em uma escola de inglês. Só sei que foi paixão ao primeiro clique. O site é uma graça e reúne materiais educacionais gratuitos (voltados para professores ou pais que praticam homeschooling com seus filhos). Minhas seções preferidas são Biographies for Kids e Famous Paintings. Mas garanto que tudo lá vale a pena ser conferido.


50 coolest online tools for word nerds: Sei que esse link foi indicado em algum blog sobre tradução que estava lendo (e que, desculpem, não consigo lembrar qual). Ainda não visitei todos os sites sugeridos nele, mas como boa tradutora (e, conseqüentemente, word nerd), guardei nos favoritos, pois há sugestões bastante úteis. Daqueles que visitei, gostei bastante do Wordorigins.org . E ainda tem o Word Fun para as horas de lazer!


Links interessantes: o nome já diz tudo. Um site com inúmeros links, sobre inúmeros assuntos, com inúmeras finalidades. Dá para ter acesso a muita coisa, desde downloads de programas e conversores até sonetos de Camões. Sei que tem gente, por exemplo, que vai adorar esse link sugerido: Google Logos Collection.

Anúncios

Tags:, , ,

Contribua para a discussão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: