Concentração x Produtividade – Parte II

Vamos continuar nossa conversa sobre concentração e produtividade? Hoje gostaria de falar sobre o que nos impulsiona a produzir melhor e apresentar algumas soluções e recursos úteis para melhorar a produção.

Qual a sua motivação?

Muitos colegas, lá na conversa no Facebook, disseram quais objetivos têm em mente na hora de se concentrar no trabalho. Planos, sonhos e necessidades fazem a gente trabalhar com mais qualidade. Veja algumas motivações para se trabalhar melhor:

Família

Para quem você trabalha além de você mesmo? Tem filhos para sustentar? Ajuda os pais com as despesas domésticas? Tem cachorros e gatos para alimentar? Coloque a foto da família na mesa de trabalho, ou um presente que tenha ganhado dos filhos ali do ladinho. É um lembrete e tanto para as horas de procrastinação.

Viagens

Tem aquele lugar dos sonhos que você deseja visitar há tempos? Pense nele o máximo que puder e se imagine lá. Coloque no papel o que precisa fazer para realizar esse sonho e trabalhe muito para conseguir. Sem enrolar!

Compras

Podem ser um ótimo incentivo a curto prazo. Um computador novo ou mesmo uma roupa podem fazer você bater a meta do dia ou do mês mais rápido e ir às compras sem culpa.

Futuro

Você quer mudar de apartamento? Fazer poupança ou investir o dinheiro? Juntar para a escola dos filhos? Fazer um curso que pode melhorar sua carreira? Faça uma listinha e a deixe por perto.

Contas a pagar

Quer incentivo maior do que evitar que seu nome vá parar no Serasa? Deixe as contas bem visíveis, sempre.

Fim de semana livre

A gente enrola, enrola e o fim de semana vai pro brejo. A família e os amigos reclamam que você só sabe trabalhar. E você já está mofando, sem saber o que é pegar sol há tempos. Trabalhe bastante durante a semana e curta o sábado e domingo.

Tirar férias

Quem é autônomo sabe como é difícil tirar férias! Às vezes é até impossível. Você sonha com um mês inteirinho só pra você? Seja disciplinado, produza o máximo que puder e aproveite o merecido descanso.

A hora é agora

Lembra-se da pesquisa aqui do site: “O que é melhor para sua produtividade”? Dê uma olhada no que os leitores responderam:

Na página do AP no Facebook, as respostas seguiram a mesma tendência.

Isso quer dizer que, para a maioria de nós, ainda que o tempo dedicado à produção e às pausas varie, precisamos alternar entre trabalho e descanso. Dificilmente alguém consegue trabalhar o dia todo e só parar ao final do dia.

Para saber quanto produzimos e ter controle do tempo que gastamos com pausas, podemos adotar métodos simples e úteis, como a cronometragem. Com ela, você pode marcar quanto tempo trabalha e quanto produz nesse período.

Usando o cronômetro

Hoje em dia, podemos encontrar cronômetros de todos os tipos, online ou para download. O site www.online-stopwatch.com  tem vários cronômetros simples, como o Egg Timer, e outros mais elaborados, como o Cash Clock, com o qual você pode calcular quanto está ganhando por hora.

Já no Orkanizer – também online e baseado na Pomodoro Technique – você pode, além de cronometrar o tempo, fazer anotações em cada tomate (um período de 25 minutos de trabalho), escolher o tempo das pausas, inserir várias tarefas, ouvir música para relaxar enquanto trabalha, entre outras coisas. Para medir as “tomatadas” no computador, você pode usar o Tomighty, simples, bonitinho e útil. A Wikipedia traz uma lista de cronômetros baseados na técnica dos tomates.

Ainda sobre anotações, quem quiser controlar a produtvidade também pode simplesmente marcá-la em um caderno, bloquinho, Moleskine ou post-it. Além disso, o iPhone ou iPod Touch e muitos celulares têm relógio com cronômetro, para quem quiser seguir a técnica sem muita complicação. Aliás, no quesito simplicidade, uma colega deu uma dica charmosa: ter uma linda e enorme ampulheta do lado do computador!

Espero que tenham ficado motivados e desejo uma ótima produção a todos!

Anúncios

Tags:, , , ,

Contribua para a discussão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: