III Conferência do ProZ – aProZimando tradutores

Oi pessoal,

Mil desculpas pela demora em retornar ao blog. Final de ano chegando e prazos também!

Hoje vou dar um pequeno resumo do que, para mim, foi a  III Conferência do ProZ, que aconteceu no Rio de Janeiro nos dias 12 e 13 de novembro.

A grande oportunidade de eventos desse tipo é o intercâmbio entre colegas de profissão. E não apenas reencontrar pessoas conhecidas e conhecer pessoalmente os colegas do mundo virtual. A grande sacada é conhecer gente totalmente nova, com vivências das mais diversas para contar. Para mim, é a parte do evento que agrega mais, porque a gente percebe que os tradutores com quem conversamos no Facebook ou no Twitter são apenas uma pequenina parcela desse mundão da tradução.

Essa experiência com os tradutores até então desconhecidos é fantástica por uma série de razões. Entre elas, aquilo que ela desperta na gente: a vontade de aprender coisas novas, de saber mais sobre áreas com que não temos familiaridade, e também de inspirarmos os outros com nossas próprias histórias.

Obviamente que não podemos deixar as palestras de lado, pois são elas que mostram as tendências do setor e do mercado e que nos ensinam o que porventura ainda não sabemos. São aquele empurrão inicial para que busquemos nos aperfeiçoar  e melhorar como profissionais. E não esqueçamos dos contatos profissionais trocados, que começam a render frutos até mesmo antes do que esperamos.

Um dos pontos altos para mim foi ver a quantidade de iniciantes que tinha na conferência. Acho certíssimo que todos eles estejam empenhados em descobrir mais sobre a profissão e em trocar ideias com outras pessoas. Isso mostra como o estudante ou principiante está acompanhando as mudanças de paradigma da tradução e não tem medo de mostrar a cara. Além disso, muitos deles vieram falar comigo sobre o Ao Principiante, o que me deixou muito lisonjeada e contente.

Nos próximos artigos, vou falar mais especificamente sobre aspectos discutidos em algumas palestras e que me chamaram a atenção. Por ora, fica o sentimento de que a conferência foi muito proveitosa e a vontade de repetir a experiência no ano que vem.

Anúncios

Tags:,

6 responses to “III Conferência do ProZ – aProZimando tradutores”

  1. Heitor M. Corrêa says :

    Faltam palavras pra dizer como essa conferência, além de divertidíssima, foi proveitosa profissionalmente. Vi várias palestras extremamente esclarecedoras, estabeleci e reforcei diversos contatos, já consegui pelo menos um cliente novo e vi minha sócia! 😉

  2. sheilagomes1 says :

    Realmente foi muito bom, queria que a oportunidade de encontrar o pessoal e conhecer mais gente interessante se repetisse logo que possível. Conhecer você pessoalmente Lorena só confirmou o que eu já esperava: que você, além de generosa nas informações, é uma pessoa encantadora. 🙂 Pena que não pudemos conversar mais.

    • Lorena Leandro says :

      Sheila, obrigada! Também adorei te conhecer pessoalmente! Pena que não pudemos conversar mais. Mas não vai faltar oportunidade para a gente trocas mais figurinhas 🙂

Contribua para a discussão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: