Apresentação

Oi! Meu nome é Adriana Caraccio Morgan, sou tradutora independente inglês/português desde 1999, tradutora pública e intérprete comercial desde 2000. Fui convidada a participar do blog “Ao Principiante”, para escrever sobre organização financeira e o aspecto material da vida.

Sou de 1968, e cresci no Brasil da hiperinflação, vi diversas trocas de moedas, minha primeira graduação universitária ocorreu na véspera do Plano Collor e seu famigerado sequestro da poupança, torci pelo Plano Real e vi o dólar valendo R$ 1… Uma salada! Mas toda essa situação melhorou e, com a moeda mais estável, podemos fazer planos para os recursos que geramos.

Sempre me interessei pela área de finanças pessoais, mas minha “luzinha” acendeu mesmo quando traduzi um material de uma administradora de recursos, onde havia uma simulação para se chegar, digamos, ao primeiro milhão investindo 30 anos. Era um valor mensal muito possível e, a partir daquele momento, resolvi estudar mais, ler sobre o assunto de finanças pessoais, fazer cursos, etc.

Em 2009, fiz cursos de Introdução à Bolsa de Valores (e outros mais avançados), e comecei a investir na Bolsa. Hoje temos muitas facilidades e a única desculpa para não fazermos um plano organizado de investimentos é a nossa própria falta de organização e a correria do cotidiano, que nos faz sempre empurrar esse projeto para depois.

Temos que cuidar da nossa vida financeira (e da dos nossos filhos) com muita atenção, pois a vida é cheia de surpresas – boas e ruins. E, na minha opinião, isso vale para todos. A diferença é que os assalariados têm o auxílio (ilusório, talvez?) de seus empregadores – às vezes – e nós, empresários e/ou autônomos, já sabemos de antemão que não teremos.

Meus planos são alcançar a independência financeira (ou quase) dentro dos próximos 20 anos, e ao mesmo tempo pavimentar o caminho do meu filho – para que ele possa ter uma reserva financeira para seus estudos e que também já tenha sempre um colchão para sua “aposentadoria”. E, mais importante, ensiná-lo a cuidar dos seus recursos, quando chegar a hora.

Apesar de ter lido bastante e pensar muito a respeito desse assunto, estou longe de ser especialista. Pretendo propor alguns itens:

– O que é independência financeira? É um “número” só, ou há níveis?

– Quanto e onde investir?

– Nossa Cobertura de seguros é adequada?

– Como lidar com nossas receitas tão variáveis? Como planejar essa questão?

– Plano de previdência – é um bom produto no nosso caso?

– Taxa de administração dos fundos? Qual é uma taxa aceitável?

– O que é perfil de risco?

– Bolsa de Valores – como investir?

– O que é cesta de investimentos?

– Dívidas – as boas e as ruins – como lidar com elas?

Pretendo, aqui, comentar sobre questões que ache interessante, indicar livros de que gostei e levantar discussões. Acima de tudo, espero plantar uma sementinha em cada um, para que todos resolvam cuidar desse lado tão importante da vida.

Se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para escrever aqui nos comentários e será um prazer responder – ou procurar a resposta com quem saiba.

Até a próxima!

Tags:, ,

7 Respostas para “Apresentação”

  1. Adriana de Araujo Sobota diz :

    Muito bem, Dri! Parabéns. Tenho certeza que vamos aprender muito com você =D

  2. adrianadearaujo diz :

    Parabéns, Dri! Tenho certeza que vamos aprender muito contigo! =D

  3. Sofia Passos Rezende diz :

    Estou ansiosa para saber mais sobre esses assuntos! Principalmente sobre aposentadoria e investimentos.

  4. Renato Motta diz :

    Muito bom, Adriana! Não ter a segurança (ilusória) da carteira assinada é uma grande vantagem para quem sabe se organizar financeiramente e pensa no futuro. Digo isso por experiência própria, porque já trabalhei com carteira assinada e como autônomo. Ser autônomo é melhor (mas a pessoa tem que usar a cabeça, é claro!).

  5. Janaina Freitas diz :

    Oba! Mais um assunto muito importante a ser abordado. Parab’ens!

  6. kelly Lima diz :

    Adorei o assunto! Ótima ideia. Estive pensando muito sobre isso…Aguardarei os próximos…

  7. Karla Kristina diz :

    É muito importante sabermos nos organizar quanto ao nosso dinheiro para evitarmos possíveis problemas. Adorei o assunto!

Contribua para a discussão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: