Semana ProZ: 8 dicas para quem deseja criar um blog de tradução

A conferência do ProZ deste ano trará uma mesa redonda com blogueiros! O Danilo e a Kelli (Tradutor Profissional), a Janaina (Ecos da Tradução) e eu faremos parte da mesa Os blogs podem influenciar as relações no mercado de tradução?
Aproveitando o ensejo, como sei que muita gente gostaria de criar um blog, deixo abaixo algumas dicas bacanas. Não há segredo, basta dedicação e comprometimento.
- Não tenha medo de falar sobre o que outros tradutores já falaram. As pessoas são diferentes e é interessante quando há várias opiniões sobre o mesmo tema.
- Ser iniciante não é impedimento para criar um blog. Você pode falar sobre como está sendo sua ascensão profissional e até fazer um diário de bordo. Pense que há outros iniciantes no mesmo barco e que, nessa fase, é muito bom compartilhar experiências. Seja criativo!
- Quem lê o AP sabe que, às vezes, demoro para publicar novos artigos. Entendo que talvez seja frustrante para o leitor. Ao mesmo tempo, sei que, como tradutores, os leitores entendem como nossa rotina pode ser corrida. O importante é publicar um conteúdo de qualidade, sempre que possível. Não abandone o barco porque não consegue cumprir uma cota de publicações diárias.
- Busque sempre novas ideias para engajar o público. Pode ser uma pesquisa de opinião entre os leitores, uma mudança no layout do blog, parcerias com novos colaboradores.
- Procure não deixar os leitores sem respostas, além de dar retorno a e-mails, mensagens e comentários. Desse modo, o leitor saberá que você é acessível e está interessado em trocar ideias, tirar dúvidas etc..
- Vincule seu blog às redes sociais, para que o leitor tenha mais opções de acessar seu conteúdo.
- Seja verdadeiro e honesto, sempre. Mas não é preciso se expor demais. Zele por sua imagem pessoal e profissional.
- Não mantenha o blog por obrigação, mas por prazer. O dia que isso virar apenas um dever, é melhor parar.
Se você tiver tomado coragem e criar o seu blog de tradução, não deixe de me contar para eu visitá-lo!
Imagem retirada daqui.
3 Respostas para “Semana ProZ: 8 dicas para quem deseja criar um blog de tradução”
Trackbacks / Pingbacks
- 28/03/2014 -
Lorena, parece que você lê meus pensamentos! Venho amadurecendo a ideia de criar um blog (afinal, sempre quis ser escritora, rs) desde que assisti a sua palestra do Proz do ano passado. Agora com umas mudanças na vida e no cotidiano a vontade aumenta. Infelizmente não estarei em Recife, espero que você conte como foi aqui e no Monotarefa! 😉
Beijinhos
Carol, uma palavra para você: FAÇA! É muito bacana ter um blog para falar sobre o que a gente gosta, te dou o maior apoio!