Semana ProZ: 8 dicas para quem deseja criar um blog de tradução

A conferência do ProZ deste ano trará uma mesa redonda com blogueiros! O Danilo e a Kelli (Tradutor Profissional), a Janaina (Ecos da Tradução) e eu faremos parte da mesa Os blogs podem influenciar as relações no mercado de tradução? 

Aproveitando o ensejo, como sei que muita gente gostaria de criar um blog, deixo abaixo algumas dicas bacanas. Não há segredo, basta dedicação e comprometimento.

  1. Não tenha medo de falar sobre o que outros tradutores já falaram. As pessoas são diferentes e é interessante quando há várias opiniões sobre o mesmo tema.
  2. Ser iniciante não é impedimento para criar um blog. Você pode falar sobre como está sendo sua ascensão profissional e até fazer um diário de bordo. Pense que há outros iniciantes no mesmo barco e que, nessa fase, é muito bom compartilhar experiências. Seja criativo!
  3. Quem lê o AP sabe que, às vezes, demoro para publicar novos artigos. Entendo que talvez seja frustrante para o leitor. Ao mesmo tempo, sei que, como tradutores, os leitores entendem como nossa rotina pode ser corrida. O importante é publicar um conteúdo de qualidade, sempre que possível. Não abandone o barco porque não consegue cumprir uma cota de publicações diárias.
  4. Busque sempre novas ideias para engajar o público. Pode ser uma pesquisa de opinião entre os leitores, uma mudança no layout do blog, parcerias com novos colaboradores.
  5. Procure não deixar os leitores sem respostas, além de dar retorno a e-mails, mensagens e comentários. Desse modo, o leitor saberá que você é acessível e está interessado em trocar ideias, tirar dúvidas etc..
  6. Vincule seu blog às redes sociais, para que o leitor tenha mais opções de acessar seu conteúdo.
  7. Seja verdadeiro e honesto, sempre. Mas não é preciso se expor demais. Zele por sua imagem pessoal e profissional.
  8. Não mantenha o blog por obrigação, mas por prazer. O dia que isso virar apenas um dever, é melhor parar.

Se você tiver tomado coragem e criar o seu blog de tradução, não deixe de me contar para eu visitá-lo!

Imagem retirada daqui.

Anúncios

Tags:, ,

3 responses to “Semana ProZ: 8 dicas para quem deseja criar um blog de tradução”

  1. Carolina Walliter says :

    Lorena, parece que você lê meus pensamentos! Venho amadurecendo a ideia de criar um blog (afinal, sempre quis ser escritora, rs) desde que assisti a sua palestra do Proz do ano passado. Agora com umas mudanças na vida e no cotidiano a vontade aumenta. Infelizmente não estarei em Recife, espero que você conte como foi aqui e no Monotarefa! 😉
    Beijinhos

    • Lorena Leandro says :

      Carol, uma palavra para você: FAÇA! É muito bacana ter um blog para falar sobre o que a gente gosta, te dou o maior apoio!

Contribua para a discussão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: