#Links do mês – agosto

Aproveitando que havia citado o Fidus Interpres no último post, resolvi criar um outro post com links úteis e bacanas. Mas me dei conta de que seria impossível reunir em um único lugar todos os blogs e sites interessantes sobre língua e tradução que venho encontrando nesses últimos tempos. Portanto, vou fazer melhor: todo mês haverá um post  especial com sugestões de links e alguns comentários meus sobre eles. Que tal?

Para o mês de AGOSTO, os escolhidos foram alguns blogs  e sites essenciais, do meu ponto de vista, para quem quer se informar mais sobre a profissão e saber de aspectos relevantes do dia-a-dia do tradutor. Não estão, necessariamente, em ordem de importância.


Tradutor Profissional (Danilo Nogueira): pode ser que você esteja começando a conhecer aqueles que falam sobre tradução e ainda não conheça o Danilo Nogueira. Minha sugestão é ler tudo que o ele escreveu em seu site. Para os iniciantes, ele é referência. Para os experientes, também. O Danilo conta com a parceria da Kelli Semolini que, esses dias, por coincidência, escreveu um texto bem na linha do Ao Principiante aqui.


Pribi.com.br (Priscila Reis Franz): gosto muito do jeito que a Priscila Franz escreve e já aprendi muito lendo o site dela. Além disso, os posts são claros, objetivos e trazem informações preciosas. Dê uma olhada nessa dica excelente que ela dá para os iniciantes em Tradução – kit de sobrevivência


Tradcast (Cláudia M. Belhassof, Marcelo Neves e Érika Lessa) – primeiro podcast brasileiro de tradução e uma ótima iniciativa. E ainda tem um episódio dedicado aos iniciantes aqui. O Tradcast merece, certamente, cinco estrelas!


Petê Rissatti (Petê Rissatti) – no site do Petê você não lê apenas sobre tradução, mas sobre literatura e também textos do próprio dono do site. O Conversa com Tradutores é a cereja do bolo, já que toda semana traz uma entrevista com um tradutor diferente. É ótimo para o iniciante que quer conhecer os diferentes tipos de profissionais do ramo da tradução. E todos eles, ao final da entrevista, dão um recado para quem se interessa ou quer iniciar na profissão.


Tecla Sap (Ulysses Wehby de Carvalho) – para quem é tradutor de inglês, o Tecla Sap é o tipo de site para ser visitado diariamente, pois nos mantém atualizados sobre a língua e as muitas expressões e falsos cognatos que podem nos confundir em nossos textos. A seção de humor, além de ser ótima para tirar a poeira do inglês, é de quebra muito divertida!


A Arte da Tradução (Carolina Alfaro de Carvalho) – O blog da Carol Alfaro (como é mais conhecida nas redes sociais e comunidades de tradutores) é muito rico, por conta de sua vasta experiência com tradução de textos técnicos, literários e de sua especialização em legendagem de filmes. Esse post aqui dá uma idéia de como ela tem coisas boas para dizer e de como os iniciantes só têm a se beneficiar lendo o blog dela.

Anúncios

Tags:, , , ,

2 responses to “#Links do mês – agosto”

  1. Heitor says :

    O Danilo é obrigatório! 😉

  2. Pricila Reis Franz says :

    Só agora consegui ver sua menção ao PriBi.com.br. Muito obrigada, Lorena!

Contribua para a discussão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: