Mim, bom.

Quando começamos a procurar um emprego ou uma colocação na nossa área, precisamos destacar nossos pontos fortes e qualidades acadêmicas e profissionais. Especialmente no começo, algumas pessoas tendem a exagerar para conseguir vender o próprio peixe, muitas vezes sem perceber que o efeito alcançado é o oposto do desejado.

No fundo, há duas coisas que acontecem: 1) a pessoa floreia sua experiência acadêmica ou profissional propositalmente ou 2)  a pessoa sofre de excesso de confiança, um mal que atinge muitos principiantes.

No primeiro caso, digo que, além de não adiantar nada florear o currículo, essa é uma prática desonesta. E quem cai do cavalo é o próprio tradutor. Imagine dizer que tem experiência com tradução médica e receber um texto enorme recheado de termos técnicos e siglas. Certamente a qualidade do trabalho vai ser péssima, o prazo para entrega vai estourar e o cliente nunca mais vai procurar esse tradutor. O segundo caso pode ser resolvido com constante autocrítica. Às vezes realmente achamos que, por sermos bons no que fazemos, podemos aceitar qualquer tipo de trabalho. Ou que não precisamos continuar estudando nem aperfeiçoando o que já sabemos. Se isso já é ruim no profissional com tempo de estrada, imagine em um principiante que falha em analisar suas capacidades profissionais.

Ninguém está livre de pensar, ingenuamente, que pode aceitar esse ou aquele trabalho. Mas basta acontecer uma ou outra vez para saber que dizer ‘não’ é necessário com muito mais frequência do que imaginamos. Além disso, dificilmente a arrogância tira alguém do patamar em que está. Só a humildade e a verdade consigo mesmo fará com que alguém busque estar sempre em um nível melhor.

Autoconfiança é ótimo. Mas tudo o que é demais faz mal.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

2 responses to “Mim, bom.”

  1. Marcelo Cipolla says :

    Muito bom o conteúdo do post, e a tirinha é hilária. Beijos.

Contribua para a discussão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: